Fechar (X)

5 funções do Gmail surpreendentes que você precisa descobrir

Há mais de 20 anos, o Gmail, serviço gratuito de e-mail do Google, é um dos favoritos dos internautas pela facilidade de uso, capacidade de armazenamento e link com diferentes recursos muito úteis da empresa da tecnologia.

Através do Gmail, além de enviar e receber mensagens, você também pode organizá-las da forma mais produtiva para sua rotina, criar filtros específicos de acordo com suas necessidades e até se proteger de spam e e-mails abusivos ou invasivos por trás da rede de proteção que o serviço oferece.

Estas são apenas as funcionalidades mais comuns do Gmail, mas, com certeza, o cliente de e-mail “esconde” funções e ferramentas que você pode ainda não conhecer, mesmo sendo um usuário avançado do serviço.

Na sequência, conheça 5 funções surpreendentes que estão disponíveis para usuários do Gmail e confira o passo a passo para ativar ou fazer uso dessas facilidades!

“Desenviar” mensagens de e-mail

Se arrependeu do e-mail que acabou de mandar através do Gmail? Você tem um certo tempo (e que pode ser personalizado) para cancelar o envio da mensagem através de configuração do serviço.

Para ativar e escolher o tempo máximo para cancelar o envio de um e-mail, faça o seguinte:

  1. Na sua conta do Gmail, clique no botão de engrenagem e selecione “Mostrar todas as configurações”;
  2. Na página seguinte, procure pela opção “Cancelar envio”;
  3. Selecione o prazo que preferir (o máximo é 30 segundos);
  4. Vá até o final da página e clique em “Salvar alterações”.

Pronto! A função está ativada. Após clicar em “Enviar mensagem” quando tiver redigido um e-mail, você verá a opções de cancelar seu envio durante o tempo escolhido.

Como cancelar um e-mail enviado pelo Gmail: tutorial

Veja também…

Abrir o acesso (com segurança e privacidade) para outro usuário

Se você estiver ausente do acesso à sua conta do Gmail, mas precisa que mensagens sejam respondidas ou administradas durante sua ausência, você pode habilitar o acesso de outro usuário às funções mais básicas de sua caixa de entrada no Gmail.

Desta maneira, você não precisa, por exemplo, conceder a senha com acesso total a um terceiro, mas sim vincular, com as devidas restrições, a uma outra conta de Gmail para que tarefas como leitura, respostas ou envio de novas mensagens sejam efetuadas a partir da sua própria conta, mas por outra pessoa.

O usuário que receber acesso oficial à sua conta através desta via não poderá realizar alterações comprometedoras como mudar sua senha ou abrir um chat com algum de seus contatos; trata-se de uma abertura limitada para cumprir alguma obrigação tradicional que você não possa fazer em um determinado período.

Para ativar este acesso seguro a terceiros, siga os passos:

  1. Na sua conta do Gmail, clique no botão de engrenagem e selecione “Mostrar todas as configurações”;
  2. No menu superior, escolha a opção “Contas e importação”;
  3. Procure pela função “Permitir acesso à conta”;
  4. Clique em “Adicionar outra conta”;
  5. Siga os passos para ativar a funcionalidade.

Pronto, o recurso estará ativo. Para desativar, volte à mesma configuração e remova o usuário que adicionou.

Enviar e-mails “temporários” ou com restrições de compartilhamento

Sabe nas redes sociais, como WhatsApp, Instagram ou no old-school Snapchat, quando você manda uma mensagem que só pode ser visualizada uma vez, sem a opção de salvar ou compartilhar para outros usuários?

Pois o Gmail também tem um recurso parecido com este, que permite o envio de e-mails com atuação limitada caso o conteúdo seja sensível. No modo confidencial, o e-mail enviado pode receber um prazo específico para ser lido, sendo eliminado após este, e não pode ser encaminhado, copiado ou impresso por quem o recebeu. Vale atentar para possíveis brechas, como a gravação por outro dispositivo durante a leitura, e avaliar direitinho o seu uso para evitar problemas indesejados em relação à privacidade das informações enviadas.

Para usar essa função, você deve escrever seu e-mail a partir do computador e clicar no botão “Alternar modo confidencial” na barra de ferramentas inferior, na caixa de nova mensagem (localize na imagem abaixo).

Como ativar o modo confidencial no Gmail

Veja também…

Estrelas multicoloridas para organizar suas mensagens

Se você tem o hábito de usar as estrelas do Gmail para destacar mensagens importantes ou como uma maneira de otimizar o uso da sua caixa de entrada de e-mails, saiba que é possível criar mais de uma cor de estrelas para amplificar sua eficácia!

A versão em amarelo é a estrela padrão do Gmail, mas o serviço de e-mail oferece ainda mais 5 opções de cores de estrelas e seis tipos de marcadores diferentes, com ícones de exclamação, “i” (para “info”) e interrogação, entre outros.

Para fazer uso destes ícones adicionais, você precisa ativá-los através dos seguintes passos:

  1. Na sua conta do Gmail, clique no botão de engrenagem e selecione “Mostrar todas as configurações”;
  2. Na guia “Geral”, role pela página até chegar à opção “Estrelas”;
  3. Visualize todas as opções e escolha quais adicionais você deseja ativar;
  4. Clique na opção desejado e arraste para a linha de cima, “Em uso”;
  5. Role para o fim da página e clique em “Salvar alterações”.
Como ativar estrelas coloridas no Gmail

Gmail em modo off-line

Se você está indo para algum lugar onde não terá acesso a conexão de internet, você pode ativar o modo offline do Gmail para visualizar mensagens recebidas sem precisar estar online. A função é muito útil para garantir que todas as trocas de uma conversa ou os e-mail recebidos em um determinado período possa ser acessado mesmo sem que o seu computador esteja online.

Funciona assim: você ativa a função “Modo Off-line” nas configurações de sua caixa de entrada, seleciona o período das mensagens que deseja visualizar enquanto estiver sem conexão e, pelo próprio navegador, pode visualizá-las diretamente sem precisar estar conectado à internet.

Para começar, siga os passos:

  1. Na sua conta do Gmail, clique no botão de engrenagem e selecione “Mostrar todas as configurações”;
  2. No menu superior, escolha a opção “Off-line”;
  3. Marque a opção “Ativar e-mail off-line” para visualizar as configurações adicionais;
  4. Selecione o prazo de mensagens que deseja baixar e se quer fazer o download dos anexos;
  5. Escolha a opção desejada para quando encerrar o uso off-line: manter as mensagens baixadas no computador ou removê-las;
  6. Clique em “Salvar alterações” para que o download seja iniciado e você possa usar o Gmail em modo off-line.
Como usar o Gmail em modo offline

Gostou destas dicas sobre funções surpreendentes e super úteis do Gmail? Se acha que este post pode ajudar mais pessoas, por favor, compartilhe o guia para distribuir entre seus conhecidos e seguidores!

Nos comentários, responda pra gente: qual função do Gmail é a sua favorita?

Veja também…

Deixe um comentário