Como comprar domínio de email e site em 2025 (e o que fazer depois!)

Como comprar domínio de site e e-mail e o que fazer depois do registro

Se você quer dar um passo significativo na sua vida online, provavelmente você já chegou ao ponto de pensar que chegou a hora de comprar domínio, seja para usar como e-mail ou para construir seu site ou blog de aparência profissional com endereço personalizado.

Aqui, você encontrará detalhes sobre domínio e endereço de site e contará com um tutorial passo-a-passo pensado para iniciantes no assunto. Acompanhe na sequência!

O que é um domínio?

Domínios são os endereços da web utilizados para acessar de forma fácil e ágil sites, blogs e qualquer outro tipo de material online.

Eles também servem para criar e-mails personalizados com o nome que você escolheu.

Por exemplo, o domínio deste blog é traum.com.br. É através deste endereço de site que você chegou a esta página e também é com ele ativo que consigo receber e-mails em algumacoisa@traum.com.br, por exemplo.

Quanto custa o registro de um domínio?

O preço de um domínio varia de acordo com o seu tipo e a organização/empresa que o vende.

A venda de domínios nacionais, terminado em .br, é organizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; já endereços internacionais, como .com ou .net, são administrados por diferentes autoridades estrangeiras e tem valores vinculados ao câmbio das moedas locais.

Como padrão, um domínio .com.br custa hoje (em setembro de 2025) R$ 40 por ano quando registrado diretamente no órgão responsável.

Este valor pode variar quando é oferecido com desconto em planos de hospedagem; muitos oferecem domínios grátis com seus planos, por exemplo, ou oferecem desconto para que você registre através de seus serviços.

Domínios diferentes, como https://sitedeexemplo.online, por exemplo, podem chegar a R$ 5 por ano, uma ótima maneira de começar sem gastar tanto dinheiro.

Vale a pena comprar domínio para e-mail ou site?

A resposta mais curta é: sim.

A aparência profissional e a agilidade em guardar o endereço de e-mail ou o site fazem valer muito a pena comprar seu próprio domínio.

Além disso, ele te ajuda na construção de marca, oferece um certo nível extra de confiança na hora dos visitantes ou clientes pesquisarem sobre seu trabalho ou projeto, e também ajudam no posicionamento de seu site, se for o caso, nos resultados de buscas.

E aí, você sabe: maior visibilidade e construção de marca geralmente vêm acompanhados de maior rendimento ou valor para o que está exibindo na internet!

Pessoas físicas podem comprar domínio?

Sim. Hoje em dia, com os acessos a ferramentas online mais do que disseminados pelo mundo, as restrições para comprar domínio para e-mail ou site são bem flexíveis.

Domínios gerais, com terminados em .com ou .com.br, a primeira escolha das pessoas, podem ser comprados sem restrições em 2025. Você só precisa informar seus dados e documentos para que o registro seja concluído com sucesso.

Os domínios que precisam de verificações extras são mais específicos, como domínios para profissões (adv.br, med.br) ou domínios de países que controlam suas ofertas. De modo geral, estas são escolhas menos frequentes.

Preciso de plano de hospedagem para registrar um domínio?

Não, você pode apenas comprar o domínio sem nenhum tipo de serviço extra, como serviço de hospedagem.

O que acontece é depois, na hora que quiser usá-lo de maneira prática. Explico…

Um domínio isolado só é apenas um caminho, por isso é chamado frequentemente de endereço. Ele apenas direciona o visitante a algum lugar de forma prática e direta.

A hospedagem de sites cuida do que será mostrado quando o domínio é acessado. Ela não é a única opção: em 2025, vários serviços digitais, como Linktr.ee, Wix ou BlueSky cuidam de colocar o domínio comprado para funcionar.

Tudo depende de qual é o seu uso.

Uma hospedagem de sites é necessária para quem comprou o domínio e quer…

  1. Ter controle total e absoluto das funções que domínio realizará, seja em site, loja online ou e-mail;
  2. Vai construir por conta própria (ou com ajuda de profissionais) o que será exibido pelo domínio. Por exemplo, blogs WordPress instalados, sites profissionais sem recursos de terceiros, e-mail nativos, redirecionamento de páginas…

Para entender a necessidade, pense assim: quem colocará o seu domínio para funcionar? Você já tem um serviço que cuidará disso? Então, não precisa de um serviço de hospedagem.

Você não tem um sistema pré-pronto que vai usar e quer ter autonomia nas configurações? Você precisa de um serviço de hospedagem.

Hoje em dia, também é bem comum comprar domínio de e-mail ou site já diretamente junto com um plano de hospedagem.

Como consultar se um domínio está disponível

Antes de qualquer coisa, você precisa consultar se o domínio que você quer está livre para ser comprado.

É 2025, e muitas opções mais fáceis já têm dono, por isso o desafio é chegar numa combinação fácil de aplavras, que tenha a ver com seu empreendimento e que esteja disponível.

Depois de rascunhar suas ideias para o domínio, faça assim para consultar suas disponibilidades:

  1. Digite o endereço que você quer no seu navegador. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que você tem chances desta escolha ainda estar sem dono. Se apareceu algum site, pode tirá-la da lista;
  2. Pesquise o endereço desejado em um buscador de domínios. Você pode usar este da Hostinger, por exemplo, para pesquisar de uma vez só várias opções diferentes da expressão que procura.

Achou a melhor opção? É bom registrá-la rápido antes que alguém passe sua frente (existem robôs que checam consultas como esta só pra registrar opções mais pesquisadas e dificultar o processo!).

Abaixo, você tem os tutoriais completos para as duas opções:

  • como registrar o domínio só pra guardar o nome, sem fazer nada com ele;

  • como registrar domínio com hospedagem para ativá-lo na hora.

Como registrar um domínio só para guardar o endereço, sem fazer nada com ele

Para este tutorial, usarei os serviços da Hostinger como exemplo, cujo serviço de registro de domínio já usei em vários empreendimentos diferentes e que recomendo.

Os passos são similares a qualquer outro serviço de sua escolha, se você tiver outro preferido!

Para registrar o domínio sem serviços extras, faça assim:

  1. Acesse o site da Hostinger;
  2. Procure no menu a opção SERVIÇOS e depois REGISTRO DE DOMÍNIO;
  3. No campo de pesquisa, digite o domínio que deseja e clique “Procurar”;
  4. O site vai carregar as opções disponíveis. Escolha a preferida e clique em “Registrar”;
  5. Você será direcionado para o carrinho de compras. Confira as informações, retire serviços adicionais, escolha o prazo que deseja o registro e finalize a compra;
  6. A Hostinger irá confirmar as informações e processar seu pedido. Assim que estiver tudo certo, você receberá por e-mail o alerta de que seu domínio foi registrado com sucesso.

Feito!

Registrar um domínio desta forma pede apenas que se contrate o serviço em seu nome, e é normal que o site entre em contato com você para confirmar as informações do dono do novo endereço.

Terminado o processo, você será oficialmente o dono do domínio durante a duração escolhida.

Como registrar domínio de e-mail e site pela Hostinger com desconto

Como registrar um domínio com plano de hospedagem

Esta opção é a ideal para quem não tem conhecimento técnico para configurar estes tipos de serviços por conta própria e/ou quer receber tudo pronto para o uso em poucos cliques!

Registrar domínio com plano de hospedagem também garante ajuda extra para configurar tudo de modo prático, aproveitando os recursos da própria hospedagem.

Através deste caminho, você…

  • Compra o domínio de sua escolha;
  • Garante um plano de hospedagem para receber seu futuro site ou blog;
  • Recebe, de acordo com o plano, a opção fácil para criar e-mail com domínio próprio;
  • É dono e proprietário do endereço e da estrutura que o faz funcionar.

Aqui estão os passos práticos de como registrar domínio com hospedagem, seguindo o site da Hostinger. Nesta via, você ganha o domínio grátis na contratação…

  1. Acesse o site da Hostinger;
  2. Procure no menu a opção SERVIÇOS e depois HOSPEDAGEM DE SITES;
  3. No campo de pesquisa, digite o domínio que deseja e clique “Procurar”;
  4. Na página seguinte, escolha “Aproveite a oferta”;
  5. Selecione o plano que se adequa às suas necessidades (pode começar pelo Premium, o mais barato com domínio grátis, na dúvida). Clique em “Escolher plano”;
  6. Revise a duração desejada e as informações do plano, finalize o pedido;
  7. A Hostinger irá confirmar as informações e processar seu pedido. Assim que estiver tudo certo, você receberá por e-mail o alerta de que seu domínio foi registrado com sucesso e seu plano de hospedagem está ativo.

Feito!

Você é dono(a) de um domínio registrado e de um plano de hospedagem, parabéns!

Quando seu plano estiver ativo, ao digitar seu endereço, você verá uma página introdutória da Hostinger enquanto não criar o seu site ou fizer qualquer tipo de alteração (aguarde este tutorial em breve!).

Como criar endereço de e-mail personalizado com o domínio registrado

Como bônus, vou te ensinar a criar uma conta de e-mail com o seu domínio através do plano que você adquiriu!

Você pode criar uma conta de e-mail tradicional com seu novo endereço ou pode também só configurar um redirecionamento (alguém te escreve para seu e-mail personalizado e você recebe e responde no serviço padrão que já utilizada, o jeito mais instantâneo de ter um e-mail próprio!). Vou te ensinar a fazer as duas versões, vamos lá!

Como criar uma conta de e-mail própria com o domínio registrado

Através destes passos, você terá uma conta completa de e-mail (com pastas de caixa de entrada e enviados) funcionando com o domínio que acabou de registrar.

Para fazer usando a Hostinger, como indicado acima, siga os passos…

  1. Acesse a página de entrada da área de cliente, digite seu e-mail e sua senha e clique “Entrar”;
  2. Na lista de serviços, procure o botão cPanel; clique nele para continuar;
  3. No cPanel de seu plano, procure pela caixa E-mail e clique em “Contas de e-mail”;
  4. Na página seguinte, procure pelo botão “+ CRIAR”, destacado em azul; clique nele para continuar;
  5. Agora é só preencher os dados indicados: confirme o domínio usado, depois preencha o nome de usuário (a primeira parte do e-mail; por exemplo, contato em contato@seudominio.com.br), digite uma senha para usar e, para terminar, clique em “+ CRIAR”, destacado em azul (não precisa alterar as outras opções).

Pronto, sua conta foi criada! Você receberá por e-mail as instruções completas para usar sua caixa de entrada, inclusive como configurar a novac onta no seu celular ou computador. Se tiver mais dúvidas, consulte a ajuda da Hostgator dedicada a este assunto, clicando aqui! →

Completou estes passos? Deixe um comentário se deu certo usando nossos tutorial, adorarei ser seu primeiro contato com o e-mail novo! 🙂

Como criar um redirecionamento de e-mail com o domínio registrado

Se você quer mais agilidade, você pode criar um redirecionamento de e-mail. É o jeito mais prático, você não precisa instalar nada e nem lidar com configurações no celular ou no computador.

Funciona assim: ao configurar um redirecionamento de e-mail, você cria, por exemplo, o e-mail contato@seudominio.com.br e pede para que todas as mensagens enviadas a este endereço sejam encaminhadas para o endereço de e-mail que já utiliza.

Assim, quando alguém mandar uma mensagem para contato@seudominio.com.br, você automaticamente receberá no seu e-mail atual.

A vantagem é que você fica com um e-mail bonitinho, personalizado com seu próprio domínio, para passar para os outros, mas não precisa lidar com outra caixa de entrada ou configurar outra conta de e-mail… já recebe tudo junto!

Para configurar o redirecionamento, faça assim…

  1. Acesse a página de entrada da área de cliente clicando aqui, digite seu e-mail e sua senha e clique “Entrar”;
  2. Na lista de serviços, procure o botão cPanel; clique nele para continuar;
  3. No cPanel de seu plano, procure pela caixa E-mail e clique em “Redirecionamento de e-mail”;
  4. Na página seguinte, clique em “Adicionar redirecionamento de e-mail”, destacado em azul;
  5. Agora é só preencher os dados indicados: primeiro, o endereço de encaminhamento (seria contato em contato@seudominio.com.br);
  6. Depois, digite o endereço de e-mail no qual você quer receber as mensagens; preencha com o e-mail que você usa atualmente;
  7. Confirme as informações e clique em “Adicionar redirecionamento de e-mail” para confirmar!

Pronto! Todos os e-mails que forem enviados para o endereço personalizado (contato@seudominio.com.br no nosso exemplo) serão encaminhados para o seu endereço de e-mail cadastrado.

E assim chega ao fim nosso tutorial completo de como registrar um domínio e o que fazer com ele, espero que ajude no começo de sua nova jornada online. Se tiver dúvidas, deixe um comentário que respondo prontamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *