Como criar um blog sem precisar de ninguém

Está vendo todo mundo surfar a onda de blogs (sim, ainda hoje) e quer entrar no jogo? Vamos lá!

Foi assim que eu comecei, em 2006 com meu primeiro endereço online, e caminhei para diferentes oportunidades legais através dele – talvez daí tanto apego pela ideia! (bônus: clica pra ver meu primeiro post – meu blog tinha outro nome, mas incluí seus arquivos neste aqui pela diversão!)

Como criar um site: tutorial
Como criar um blog: tutorial prático e fácil

Através de um blog você pode criar conteúdo para seu público (atual e futuro), pode dividir suas ideias e exercitar o raciocínio e o diálogo sobre assuntos que lhe interessam e contar com vitrine potente para divulgar habilidades, serviços ou produtos.

O seu blog pode reunir, claro, sua sequência de textos, mas também pode se apresentar como portfólio comentado, pode oferecer ferramentas interativas ou funcionar como um diretório de indicações interessantes para quem o acessa… vale tudo!

Se você tem uma empresa, pode ser caminho legal para compartilhar mais sobre seus serviços, oferecer dicas antes que seu cliente compre ou contrate o que você oferece ou detalhar casos de sucesso para quem acessa suas páginas. Além disso, cria conteúdo vinculado a sua marca também dá ajuda extra à sua posição dos resultados de pesquisas no Google.

O blog também pode trabalhar ao seu favor com anúncios, parcerias ou ofertas especiais aos visitantes que, com o tempo, podem te fazer começar a ganhar dinheiro como recompensa por seu trabalho online.

Quero começar!

Se você está preparado(a) para começar, trago tutorial completo para colocar seu blog de forma profissa no ar. Você pode fazer as configurações iniciais pelo laptop, pelo tablet ou até mesmo pelo celular; parece muita coisa, mas fiz questão de ser bem detalhado.

Com as instruções abaixo, você vai configurar seu plano de hospedagem com domínio personalizado (o nome e a extensão tipo .com.br) e instalará em poucos cliques a plataforma WordPress de conteúdo, ferramenta gratuita de painel intuitivo e utilizada por grande maioria de blogs e sites profissionais (como este aqui).

Vamos lá!

Passo 1: como contratar domínio e plano de hospedagem

Para a parte técnica, eu recomendo registro de domínio e hospedagem da Hostgator. É a que utilizo (aqui está a prova) e oferece serviços com interface de fácil utilização, contratação completa (nada de um serviço em cada lugar) e seu blog no ar em poucos cliques.

É em torno da Hostgator que desenvolvi este tutorial, mas você pode usar estas informações para contratar o serviço que preferir. Outras hospedagens que também já utilizei e oferecem bons serviços são Bluehost, Hostinger e SiteGround!

*ATENÇÃO: É importante que você saiba que através deste link, eu receberei comissão pela indicação. Leve em consideração que isso não afeta minha opinião sobre o serviço – eu o ofereço justamente porque sei de sua qualidade. O que comento neste tutorial é resultado de minha própria experiência e histórico com a Hostgator. Recomendo aqui pois acredito que esta é a maneira mais ágil de começar seu próprio site ou blog profissional diretamente e acho que esta dica pode te ajudar na sua jornada digital!

Nesta primeira parte, vamos cuidar de todos os passos técnicos de uma vez só. Você contratará um plano de hospedagem para fazer seu blog funcionar que já vem com WordPress e terá seu próprio endereço online, sem nenhum adicional esquisito que comprometa a segurança de seus leitores.

Para resolver em poucos cliques, faça assim…

  1. Clique aqui para acessar a home do site da Hostgator
  2. Escolha o plano Blog (suficiente para começar) clicando em “Contrate agora”;
  3. Na página seguinte, foque na primeira parte: “Escolher o seu domínio”. Clique em “Vou registrar um novo domínio” e digite no campo a opção que quer para seu endereço. Confirme a terminação (.com e .com.br são grátis oor um ano) e clique em “Buscar para consultar se está disponível. Caso sim, siga na página;
  4. Confira os dados do plano e preencha suas informações pessoais e de pagamento;
  5. Clique em “Finalizar compra” para confirmar seu pedido!

Pronto, a primeira parte está completa! A Hostgator vai confirmar e processar seu pedido e você receberá a palavra final por e-mail. Com o serviço ativo, você já é dono de um blog WordPress no ar! \o/

Passo 2: como acessar o painel do seu blog

O painel de controle de seu blog fica em: http://(www.seudominio.com.br)/wp-admin. É neste endereço que você deve entrar para atualizar o layout e o conteúdo.

Por exemplo, se o domínio que você comprou foi umblogincrivel.com.br, o painelnde administração de seu blog estará em http://umblogincrivel.com.br/wp-admin!

Caso tenha seguido os passos de instalação pela Hostgator, você receberá as informações de login e senha por e-mail junto com a ativação de seu serviço.

Ao entrar no endereço do painel acima, isto é o que você verá:

Wordpress - painel de administração
WordPress – painel de administração básico

Com o seu blog no ar, você pode começar por dois passos imporatntes: alterar o layout do seu blog e colocar o seu primeiro post no ar.

Passo 3: como mudar o layout de seu blog WordPress

Para começar, vamos escolher uma roupa inicial para o seu blog!

  1. No menu de fundo escuro, à esquerda, procure pela opção “Aparência” e depois acesse “Temas”.
  2. Nesta nova página, repare no topo e escolha “Adicionar Novo” para acessar uma listagem cheia (mesmo) de opções prontas de layout, das mais básicas às mais avançadas – quanto mais especial o layout, mais habilidades para você desenvolver no seu blog.
  3. Para aplicar o tema que você escolheu, escolha “Instalar” na aba do layout favorito e depois “Ativar”.

Pronto! Seu blog já está de cara nova, acesse o endereço para ver como ficou. Você pode retornar e mudar o layout quantas vezes quiser até chegar na sua opção ideal.

Minha dica é começar com um modelo mais simples, se familiarizar com as ferramentas todas e depois do site ativo ir para um layout mais avançado. Assim você não perde tempo crucial neste começo com firulas e pode dedicar-se primeiro ao conteúdo do seu site, que será visto seja qual for o layout final.

Como escolher um tema para seu site ou blog WordPress
Como escolher um tema para seu site ou blog WordPress

Passo 4: como criar seu primeiro post

Com o layout do jeito que você escolheu, é hora de criar seu primeiro post!

  1. Foque novamente no menu escuro do lado esquerdo, encontre a aba “Posts” e depois clique em “Adicionar Novo”.
  2. Na sequência, você verá a tela de edição de posts, provavelmente a parte que você mais usará na sua vida de blogger. Ela é basicamente assim:
Como criar post no blog WordPress
Como criar post no blog WordPress!

Basta reparar nos campos para notar quão intuitiva a tela de edição é: foque nos campos para Título e para Texto, repare no botão + na primeira linha de texto para adicionar imagens e vídeos e, no lado direito da tela, use ferramentas extras de categorias, tags e status para organizar seu conteúdo da melhor maneira possível. Depois, é só subir para o canto superior direito da tela e clicar em “Publicar”.

Pronto! Seu post está no ar, acesse o endereço do seu blog para verificá-lo.


Se você chegou até aqui aproveitando as dicas deste passo-a-passo, deslize para o campo de comentários aqui deste post e compartilhe comigo (e meus visitantes) o endereço novinho do seu blog, eu garanto seus primeiros cliques! 😉

Para apoiar este blogueiro aqui, compartilhe este post nas suas redes ou mande para aquele(a) amigo(a) que está precisando de uma força!

Ficou com alguma dúvida? Eu posso te ajudar, me escreva no guga@traum.com.br. E bora publicar!

Hora de criar seus primeiros conteúdos!
Hora de criar seus primeiros conteúdos!