Na esteira do sucesso de seu álbum de estreia, Raye desembarca no Brasil para seus primeiros shows por aqui, no palco do C6 Fest, festival de música que agita o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no fim de semana de 18 e 19/05, e no Rio de Janeiro, no Blue Note, no domingo.
A trajetória da cantora britânica, que despontou há dez anos e passou por todo este tempo “na geladeira” de sua gravadora, antes de conseguir se libertar do contrato e, enfim, explodir com seu primeiro álbum completo, “My 21st Century Blues”, também se encontra com um talento brasileiro. Sabia que ela participou da composição de uma das faixas em inglês mais reconhecidas de Anitta, “Girl From Rio”?
Pois é! A dupla se conheceu enquanto Anitta trabalhava nas composições de seu álbum “Versions Of Me”, de 2021. Através do trabalho com Stargate, dupla de produtores que também assina a canção, Anitta recebeu a sugestão de uma nova versão para “Garota de Ipanema”, clássico de Tom Jobim. Na hora da letra, trabalhada com Raye e Gale, outra cantora e compositora internacional, elas adicionaram um fato recente que Anitta havia acabado de descobrir: o irmão Felipe Terra, fruto de um relacionamento de seu pai, Mauro.
Em entrevista recente à Vogue Brasil, Raye comentou sobre a parceria: “Escrevemos quando nos conhecemos. Na verdade, naquele dia, ela descobriu que tinha outro irmão. Então, foi muito emocionante. Choramos e colocamos isto na letra: Just found out I have another brother. Same daddy, but a different mother“, resgatou a artista britânica.
Mais recentemente, Raye também assinou uma composição para o álbum “Cowboy Carter”, de Beyoncé, na faixa “Riiverdance”.
Seu primeiro álbum foi um dos destaques de 2023 no cenário do R&B. Sucesso de crítica, emplacou hits como “Escapism”, relato dramático de uma noitada após um término, “Prada” e “Worth It”. Em 2024, Raye recebeu o prêmio máximo no Brit Awards, com o título de “Álbum do Ano”, além de quebrar o recorde de indicações e vitórias na cerimônia em um mesmo ano.
Além de Anitta e Beyoncé, Raye também já compôs músicas para Rihanna, John Legend, Ellie Goulding e David Guetta, entre outros artistas.
Na carreira própria, seu primeiro EP, “Welcome do the Winter”, foi lançado em 2014, aos 17 anos. Desde então, ela batalhava para um lançamento completo, mas se viu ao longo dos anos no trabalho de bastidores e em lançamentos pontuais e colaborações.
Ao se abrir sobre a dificuldade que enfrentava com a gravadora da época, Polydor Records, recebeu muito apoio de colegas artistas como Charli XCX, Rina Sawayama e MNEK. Em julho de 2021, revelou que havia conseguido romper com o contrato para atuar como uma artista independente.
Depois de todo o sucesso de “My 21st Century Blues”, a cantora anunciou na sexta-feira (18/05) um novo lançamento, intitulado “Genesis”, a ser lançado no próximo 7 de junho. Será que vem teaser nos shows do Brasil?
Veja também…