Paris Fashion Week 2024: datas e programação da semana de moda

Ah, Paris… Paris mantém sua reputação como um ícone global da moda, sendo o palco para uma série de semanas de moda que ditam as tendências e estabelecem novos padrões na indústria ao longo dos anos.

A cidade ganha vida com a chegada de modelos, estilistas, jornalistas e amantes da moda de todas as partes do mundo, transformando suas ruas em um cenário vibrante que abriga desde os hotéis mais movimentados até os restaurantes mais renomados, lojas luxuosas, museus de renome e os clubes noturnos mais badalados. E não se trata de um único evento, mas de várias edições de fashion weeks em Paris ao longo do ano, cada uma com seu próprio toque distintivo, apresentando os lançamentos das prestigiadas grifes francesas e internacionais!

O calendário das semanas de moda parisienses tem início em janeiro com os desfiles de moda masculina e alta-costura das marcas especializadas. Em março, Paris se torna o epicentro (após Nova York, Londres e Milão) dos desfiles internacionais de moda feminina, revelando as últimas tendências e abrindo os showrooms para a temporada de inverno seguinte.

Paris Fashion Week 2024: datas e programação
Paris Fashion Week 2024: datas e programação

Em julho, a semana de moda masculina retorna à cidade, logo seguida por uma nova rodada de desfiles de alta-costura, brilhando intensamente nos holofotes. E em setembro, a cidade mais uma vez se transforma no centro dos desfiles femininos, mostrando o que está por vir para o verão do próximo ano.

Entre as marcas proeminentes que desfilam nessas semanas de moda parisienses estão os ícones da moda francesa, como Chanel, Christian Dior, Louis Vuitton e Saint Laurent, juntamente com as marcas reconhecidas por sua abordagem inovadora, como Balenciaga e Comme des Garçons.

Além dessas, designers mais recentes como Rick Owens e Isabel Marant marcam presença, assim como etiquetas internacionais que desembarcam na cidade, como Loewe, Valentino, Miu Miu e Issey Miyake, entre muitas outras.

A lista completa das marcas participantes em cada edição é divulgada com antecedência no site oficial da Federação da Alta-Costura e da Moda, a entidade responsável por orquestrar esses eventos.

Na sequência, confira a programação das semanas de moda de Paris deste ano!

Datas da Paris Fashion Week em 2024

16 a 21/01/2024
Semana de moda masculina de Paris (inverno 2024)

22 a 25/01/2024
Semana de alta-costura de Paris (verão 2024)

26/02 a 05/03/2024
Semana de moda feminina de Paris (inverno 2024)

18 a 23/06/2024
Semana de moda masculina de Paris (verão 2025)

24 a 27/06/2024
Semana de alta-costura de Paris (inverno 2024)

23/09 a 01/10/2024
Semana de moda feminina de Paris (verão 2025)

Como assistir aos desfiles da Paris Fashion Week

Por via de regra, os eventos da semana de moda de Paris são fechados para convidados diretos das grifes e profissionais do meio (jornalistas de moda, editores, stylists, correspondentes, fotógrafos).

Para participar de uma fashion week das grandes, o caminho oficial é estreitar o relacionamento com as marcas participantes, suas equipes locais ou com profissionais e publicações que atuam no segmento.

Paris fashion week: datas e programação

Por que a semana de moda de Paris é importante?

De acordo com pesquisadores, as apresentações em formato de desfiles para exibir novidades de moda vem justamente da história francesa, particularmente do período do Rei Luís XIV, que reunia nomes da corte para prestigiarem novas criações – e também excluir desafetos de terem a oportunidade de estar “por dentro” de novas tendências (ainda que a palavra não estivesse firmada como a usamos hoje).

A formatação do evento de fashion week como a conhecemos hoje, com apresentações que antecipam lançamentos das próximas estações, também se firmou a partir da importância criativa de estilistas franceses que fizeram história na moda, como Coco Chanel, Christian Dior, Paul Poiret ou Yves Saint Laurent. Quando as informações eram mais centralizadas e hierarquizadas, era de Paris que saíam as referências e ideias que seriam replicadas por diferentes países.

Paris fashion week: datas e programação

Por conta de sua importância, também foi em suas passarelas que grandes momentos de ruptura com a linguagem mais tradicional da moda aconteceram, seja na ascensão dos estilistas japoneses na década de 1980, com Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto, por exemplo, ou Martin Margiela, seja na consolidação de talentos mais recentes como Rick Owens, John Galliano, Demna ou Phoebe Philo, famosos por avançarem um pouco mais as ideias de moda ao longo dos anos.

Assim, a semana de moda de Paris cravou o polo criativo e, com o fortalecimento de suas marcas enquanto empresas, comercial do mercado de roupas e acessórios de luxo. Por isso, até hoje, a semana de moda de Paris é acompanhada de perto por quem atua no segmento e em suas adjacências, incluindo imprensa de moda, profissionais criativos e empresários do segmento.

Paris fashion week: datas e programação
https://br.pinterest.com/traumcombr/semanas-de-moda-pelo-mundo/

Veja também…

Conheça a história de Cristóbal Balenciaga e sua importância na moda

Deixe um comentário