O quiosque tem 3 metros de largura por 3 metros de comprimento em um bairro da Cidade do México. Geralmente, o tempo de espera é de cinco minutos para sair com deliciosos tacos nas mãos. Agora, o point se viu manchete ao redor do mundo ao ser o primeiro endereço do tipo a ser premiado com uma estrela Michelin, tradicional honraria dedicada a restaurantes aprovados pela respeitada organização.
El Califa de León, como chama a lanchonete, atraiu uma multidão de curiosos famintos pelo prato premiado na última quarta-feira (15/05), quando a conquista foi revelada. Nos dias seguintes, a fila impressionava quem tentava conhecer de perto o quiosque de fama agora explosiva para amantes de viagem e exploração gastronômica.
O prato, elemento tradicional e reconhecido pelo mundo como símbolo da culinária mexicana, virou estrelado nas mãos de Arturo Rivera Martínez, um dos cozinheiros do point há mais de 20 anos. “O segredo é a simplicidade de nosso taco. Ele é composto apenas por tortilla, molho de salsa verde ou vermelho, e pronto. Isso, e a qualidade de nossa carne”, resumiu em entrevista à Associated Press após a banca ser premiada. Ela fica em San Rafael, em uma galeria que reúne pequenas lojas de cases de celular, bijuterias e corners de manicures.
O Guia Michelin justificou a escolha, parte dos 18 restaurantes mexicanos premiados nesta semana, ao exaltar o taco Gaonera, o mais famoso da El Califa. “É excepcional. Fatias finas de carne são cozidas inteligentemente após o pedido, temperadas apenas com sal e uma espremida de limão. Ao mesmo tempo, um segundo cozinheiro prepara as tortilas de milho excelentes ao lado. A combinação que resulta é pura e elemental”. O nome do taco é em homenagem a Rodolfo Gaona, e ele é servido desde a abertura do local, em 1968.
A taqueria reúne quatro funcionários: um chef, um cortador de carnes, um responsável por montar os tacos e um caixa. “Eu não faço ideia de quantos tacos já fizemos hoje”, confessou o caixa no primeiro dia após a fama repentina, em reportagem da publicação internacional.
O destino ganhou uma estrela no Guia Michelin, o que imprime o selo de aprovação por “cozinha de alta qualidade”. Se você está de passagem pela Cidade do México e quer conhecer a atração, o El Califa de Léon fica na Av. Ribera De San Cosme 56, em San Rafael (mapa abaixo).
História do Guia Michelin
O Guia Michelin foi criado em 1900 por André e Édouard Michelin, fundadores da empresa de pneus Michelin, inicialmente como um guia prático para motoristas, com mapas, oficinas e informações sobre onde se hospedar e comer. O objetivo era incentivar o uso do automóvel, que na época era um meio de transporte em ascensão. Com o passar dos anos, o guia se transformou em referência mundial em gastronomia, reconhecido por seu rigor e prestígio. As estrelas Michelin, introduzidas em 1926, são a maior honraria que um restaurante pode receber.
Categorias de estrelas Michelin:
- Uma estrela: “Cozinha de uma categoria muito boa em sua categoria.”
- Duas estrelas: “Cozinha excelente, que vale o desvio.”
- Três estrelas: “Cozinha excepcional, que vale a viagem.”
A avaliação dos restaurantes é feita por inspetores anônimos altamente qualificados, que visitam os estabelecimentos diversas vezes, sem se identificarem. Eles analisam diversos critérios, como qualidade dos ingredientes, técnicas, sabor e consistência do serviço e dos pratos. Hoje, receber uma estrela Michelin auxilia o impacto do turismo gastronômico e também a influência de seus premiados no segmento como um todo.
Veja também…