O Mercado Livre comunicou nesta quarta-feira (19/06) que suas tarifas relacionadas a vendas e envios a partir do marketplace sofrerão alterações a partir de 17 de julho, impactando compradores e vendedores da plataforma.
Em comunicação direta aos seus usuários por e-mail, o Mercado Livre apresentou algumas de suas modificações.
Para envios grátis, o Mercado Livre reduzirá custos para que vendedores ofereçam frete gráticas em produtos de menor peso. Além disso, descontos e vantagens especiais sobre estas tarifas serão mantidos tanto na modalidade de venda padrão do Mercado Livre quanto do Mercado Shops.
Outra alteração envolverá o cálculo de custos quando o vendedor oferece frete grátis. A plataforma recomenda que peso e medidas dos produtos vendidos sejam preenchidos em detalhes para que as tarifas de custo sejam calculadas com maior precisão.
Já na modalidade de “Supermercado” do Mercado Livro, o preço mínimo desta categoria passará a ser R$ 8; itens que sejam vendidos abaixo deste valor deverão ser atualizados ou retirados da opção “Full” a partir da data indicada.
Além disso, as tarifas de venda de produtos da categoria “Supermercado” será maior em 1%; como exemplo, o Mercado Livre compara tarifa para venda de produtos na categoria “Leite”, que passariam de tarifa de venda de 13% para 14%. Produtos de consumo recorrente das outras seções do marketplace também serão impactados pelo mesmo aumento de tarifa.
Como mencionado, as mudanças entram em vigor a partir de 17 de julho de 2024; acesse o site do Mercado Livre para conferir na íntegra o descritivo completo das atualizações.
Veja também…