3 receitas de sobremesas com chocolate e pistache

Se você não acompanhou ao longo das últimas semanas, a Páscoa 2024 é marcada pelo reinado do pistache. Ao lado do chocolate, o ingrediente reinou nas versões especiais de ovos e sobremesas da data comemorativa em receitas gourmet de marcas comerciais e especialistas de chocolate artesanal.

Para seguir no clima, estendemos a combinação em três receitas de sobremesas que combinam os sabores do chocolate com pistache para o seu menu especial, perfeitas para servir seja no almoço de Páscoa, seja no encontro casual familiar ou entre amigos em torno da ocasião.

Entre as opções, trufas práticas tipo “mínimo trabalho”, uma versão de bolo para quem não resiste ao preparo e uma opção mais trabalhosa, mas que promete estimular o paladar: pannacotta de chocolate branco com infusão de pistache. Alô, “masterchef” da Páscoa!

Perdeu a oportunidade de aproveitar na data? Pois saiba que para essas delícias, não tem dia cravado! Conheça os ingredientes e preparativos para fazer a sua escolha na sequência…

Veja também…

Trufa de chocolate com pistache, por Nigella Lawson

Sobremesa de chocolate com pistache: trufas de Nigella Lawson

Ingredientes

  • 350g de chocolate meio-amargo
  • 1 caixa/late de leite condensado (397g)
  • 30g de manteiga
  • 150g de pistache (sem casca e sem sal)
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

Pique o chocolate e junte com o leite condensado, a manteiga e uma pitada de sal em uma panela de fundo grosso sobre fogo baixo; mexa até derreter o chocolate e incorporar todos os ingredientes. Triture os pistaches em pedaços de tamanhos variados. Misture os pistaches com o chocolate. Distribua a massa em uma forma quadrada de 23cm (ou similar) untada levemente com óleo. Leve à geladeira até firmar. Desenforme e corte no tamanho desejado.

Bolo de chocolate com pistache, por Sarah Cook (BBC Good Food)

Receita de bolo de chocolate com pistache

Ingredientes

140g de pistache (sem cascal, sem sal)
200g de chocolate ao leite
200g de açúcar de confeiteiro
200g de manteiga (temperatura ambiente)
3 ovos
200g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
100ml de leite
150ml de creme de leite

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 20cm com papel-manteiga ou com manteiga e farinha polvilhada. Em um processador, triture 125g de pistache, 75g de chocolate e 100g do açúcar. Em uma tigela, misture com o restante do açúcar, a manteiga, os ovos, a farinha, o leite e uma pitada de sal. Misture até chegar a uma massa homogênea, despeje na assadeira e asse de 35 a 45 minutos (confirme com o teste do palito – se ele sair limpo, o bolo está pronto). Deixe esfriar.

Aqueça o creme de leite e o chocolate restante em pedaços até que derreta; deixe esfriar. Corte a massa ao meio, espalhe metade do chocolate com creme de leite como recheio e sobreponha a outra metade do bolo. Espalhe a outra porção do creme como cobertura, pique o pistache restante e salpique para decorar. Corte em 16 pedações para servir.

Veja também…

Pannacotta de chocolate branco com pistache, por Delicious Magazine

Receita de pannacotta de chocolate branco com pistache

Ingredientes

568ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
2,5 folhas de gelatina incolor sem sabor
150g de chocolate branco, picado
50g de pistache (sem casca, sem sal)

Modo de preparo

Hidrate a gelatina em água fria por 5 minutos. Em uma panela, misture o creme de leite fresco e o açúcar em fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo, adicione o chocolate picado e mexa até incorporar. Retire as folhas de gelatina da água e adicione à mistura ainda quente até dissolver por completo. Triture o pistache em grãos finos e adicione ao creme ainda quente; após 15 minutos, passe a misture por um coador fino. Distribua o creme entre 4 porções em forma ou recipientes de 150ml e leve à geladeira por duas horas, até firmar. Para desenformar, aqueça um pouco de água e passe cada forma rapidamente antes de virar para servir. Na sugestão de decoração, finalize com pastilha de chocolate e pétalas cristalizadas.

Siga lendo…

Como harmonizar vinho com chocolate, veja dicas
Como harmonizar vinho com chocolate, veja dicas de experts!

Deixe um comentário