Você viu o viral literário da vez que bombou nas redes sociais? A influenciadora norte-americana Courtney Heninng Novak, dedicada a explorar um livro de cada país do mundo a partir da ordem alfabética, se “indignou” ao chegar à letra B, de Brasil, e escolher o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, escrito por Machado de Assis.
Em desabafo bem humorado, a influencer se mostrou apaixonada pelo o que encontrou nas páginas e, na reta final da leitura, já se via preocupada em achar outra obra tão impactante como esse em sua missão. ““Eu tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, brincou a criadora em seu perfil no TikTok.
A tradução escolhida por Courtney, também alvo de elogios, é uma edição da Penguin Classics, traduzida por Flora Thomson-DeVeaux, lançada em 2020.
Adivinha o resultado? Com tamanha atenção, tanto dos internautas brasileiros quanto dos seguidores internacionais, a obra explodiu em ranking de vendas internacional da Amazon, ocupando nesta segunda-feira (20/05) a terceira posição na parada de livros mais vendidos da categoria ficção latino-americana e caribenha.
A própria tradutora fez questão de ressaltar o sucesso do livro, à frente de títulos de Gabriel Garcia Marquez e Dostoyevsky.
Courtney finalizou já com uma nova tarefa em vista, dada a repercussão de seus comentários: “Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português”, diz ela no vídeo. “Então agora, no meio o meu projeto de ler ao redor mundo, eu tenho outra tarefa que é aprender português.” Imagina quanto livro bom ela não tem pra ler assim que dominar o novo idioma?
Veja também…