Booker Prize 2024 seleciona os melhores livros internacionais do ano com “Torto Arado” na lista

Itamar Vieira Júnior, escritor nascido em Salvador, na Bahia, é o único nome brasileiro na primeira lista de seleção do International Booker Prize com seus melhores livros internacionais do ano. O prêmio, irmão do Booker Prize, tradicional competição britânica de autores, é responsável por premiar anualmente um título lançado originalmente em outro país e que tenha ganhado tradução oficinal no Reino Unido nos últimos doze meses.

“Torto Arado”, ou “Crooked Plow” na versão traduzida, concorre entre os primeiros 13 títulos selecionados pela organização da competição como semifinalistas. Lançado no Brasil em 2019, o título foi responsável por alçar o escritor ao sucesso, e ganhou versão em inglês no ano passado. Ainda na Feira Literária Internacional de Paraty, realizada em novembro, “Torto Arado” também figurou entre os 10 livros mais vendidos durante o evento.

De acordo com o Booker Prize, a obra, agora traduzida por Johnny Lorenz, apresenta “uma história fascinante e emocionante sobre a vida dos agricultores de subsistência na região mais pobre do Brasil”, segundo comunicado no site oficial do prêmio.

No próximo 11/04, o International Booker Prize anuncia sua lista de finalistas, com seis títulos dentre os primeiros selecionados, antes da consagração do melhor livro internacional em 21/05. Para chegar aos semifinalistas, a organização avaliou 149 livros lançados no mercado local entre 01/05 e 30/04 de 2023. Segundo o prêmio, no total das submissões, livros de 32 diferentes idiomas originais estiverem entre os analisados.

Veja também…

O prêmio para o título vencedor é de £50 mil, divididas pela metade entre autor e tradução da obra. Cada finalista também recebe £5 mil, igualmente divididas entre os dois profissionais. Em 2023, o livro vencedor foi “Time Shelter”, do autor búlgaro Georgi Gospodinov.

Conheça a lista completa dos selecionados para a nova edião do International Booker Prize na sequência:

Veja também…

Deixe um comentário