Google anuncia bloqueio de celular Android roubado com inteligência artificial; como funciona e como ativar

Nesta terça-feira (11/06), o Google revelou que os celulares Android do Brasil serão os primeiros a receberem m bloqueio de celulares roubados através do sistema operacional, auxiliado por recursos de inteligência artifical.

A função deverá ser liberada a partir de julho, ainda em bet, e sua chegada a modelos de celulares brasileirois foi anunciada no evento Google for Brasil, que aconteceu em São Paulo.

De acordo com o anúncio, o recurso consegue identificar quando um aparelho celular é roubado, o que acarreta em bloqueio automático da tela. Desta maneira, os ladrões não conseguem acessar aplicativos e arquivos do aparelho após o bloqueio.

O bloqueio por detecção de roubou estará disponível para celulares Android com versão 10 ou posterior instaladas. Através de IA e detecção de movimentos comuns em situações de roubo, a funcionalidade entrará em ação para tentar garantir camada de proteção extra ao dono original do aparelho.

Além da nova função, os usuários de celulares Android também poderão bloquear o aparelho remotamente, através do recurso “Encontre Meu Dispositivo”, que ganha função dedicada de bloqueio remoto da tela através apenas do número do celular roubado, independente do acesso validado à conta Google relacionada.

Outra função que pode auxiliara segurança em situações de roubo é o bloqueio de dispositivo offline, que poderá bloquear a tela de celulares Android caso estes se mantenham por um período mais longo sem acesso à internet.

Na esfera dos aplicativos, o Google Play Protect, recurso que visa checar a segurança do que é instalado em celulares Android, também receberá atualização para impedir apps baixados através do navegador (ao invés de baixados pela loja oficial), além de preparar barrer de segurança em permissões de acesso a funçãos mais sensíveis de seus usuários, como mensagens SMS, notificações e opções de acessibilidade.

Como ativar o bloqueio de celular roubado Android com inteligência artificial

As novas funcionalidades poderão ser habilitadas diretamente pelos donos de celulares Android a partir de julho, quando forem incorporadas oficialmente ao sistema operacional através de atualização.

Para acompanhar o lançamento das novidades, o Google providencia um site para cadastro qu enviará a notificação dos recursos de segurança aos interessados, clique aqui para acessar.

Veja também…

Deixe um comentário