Upcycling precioso: conheça as joias de madeira do Estúdio Ripa

joias de madeira descartada

De olho na quantidade de madeira descartada tanto em casa como na oficina da faculdade, Gabriella Côrte Real e Mairê Ramazzina viram uma oportunidade para levar adiante o anseio por uma iniciativa pessoal. Estudantes da PUC-RIO (diz que a faculdade ganha um boom recente de jovens empreendedores), ela de jornalismo e ele de design de produto, a dupla tirou a empreitada do papel em 2014 depois de uma boa rodada de testes, desenhos e formas livres para dar vida à marca de acessórios Estúdio Ripa.

O processo é todo artesanal — cada novo shape nasce dos esboços a quatro mãos e são desenvolvidos unindo técnicas da marcenaria, expertise de Mairê, com as da ourivesaria, foco inicial de Gabriella. “O trabalho em dupla funciona bem para nós, hoje já nem dividimos as etapas. Trocamos ensinamentos, sabemos todos os processos e trabalhamos juntos para otimizar a produção”, contam sobre a criação dos acessórios. “Temos muito cuidado para que as peças tenham qualidade; polimos, por exemplo, cada uma à mão, usamos canutilhos de metal para o acabamento dos furos… isso enriquece nosso trabalho.”

Estúdio Ripa, marca de joias feitas com madeira descartada

Na hora da venda, a especificidade do material vira valor agregado. “A madeira é bem interessante pois cada uma tem seus próprios veios, cores e desenhos, o que torna cada peça única. Temos o cuidado de lembrar que cada peça pode ganhar variações de acordo com os pedaços diferentes de madeira. Assim, mantemos o contato direto com o cliente para que ele visualize o resultado final da sua joia”, explicam. Quem (ainda) tem dúvidas de que o upcycling não combina com produto refinado precisa navegar pelos cliques do Instagram da Ripa para ver, por exemplo, o efeito do colar Três Ripas, brincadeira com a ideia do negócio, ou da linha Aresta, com anéis e pulseiras de madeira com prata.

Passados os desafios burocráticos do início de um novo negócio, Gabriella e Mairê já pensam em expandir o trabalho que transforma natureza em joia; “temos muitos planos com possibilidades de levar a marca por novos ramos e com futuras colaborações”. Expandindo a ideia de uma empresa de fôlego jovem que cresça de maneira consciente em todos os seus aspectos, as entregas no Rio de Janeiro, base da dupla, já são feitas em parceria com o Ecolivery Courrieros, de bike. As joias da Estúdio Ripa são feitas sob encomenda com contato na página do Facebook da marca ou com pedidos por e-mail.

Estúdio Ripa: joias feitas de madeira descartada com design minimalista

Estúdio Ripa: joias feitas de madeira descartada