Uma nova pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo no último 22/01 apontou os destinos mais desejados dos brasileiros para o ano de 2024.
Em sintonia com a preferência por sol e praia dos participantes, foi Salvador quem assumiu o topo do ranking, de acordo com o estudo inédito revelado pelo órgão. Fernando de Noronha aparece na segunda posição, seguido por Rio de Janeiro, Lençóis Maranhenses, Florianópolis e Foz do Iguaçu no top 5.
A escolha vai de acordo com o tipo de viagem que os brasileiros ouvidos para a pesquisa mais procuram para este ano: “sol e praia, assumiu a primeira posição com mais de 38% dos votos como primeira opção, seguido por atrações relacionadas à natureza e ecoturismo em segundo lugar e destinos vinculados à saúde e bem-estar em terceiro.
Outro dado valioso de comportamento dos turistas brasileiros aponta que 52% dos participantes relataram planejar uma viagem três meses antes da partida, enquanto 30% disse que os preparativos ganham foco um mês antes da viagem.
Com preços em alta, 92% dos ouvidos pela pesquisa planejam viagens para 2024 dentro do território nacional, ao invés de destinos internacionais. A região Nordeste aparece como principal escolha, de 47% dos consultados, seguida pela região Sudeste. Entre os estados que se destacam nos planos de viagem para este ano, lideram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Santa Catarina.
- Neste McDonald’s, o drive-thru só vale para quem é fera no ski; vídeo
- Mindful travel: conheça as vantagens de viajar sob preceitos da atenção plena
Além de suas águas cristalinas e areias douradas, a Baía do Sancho reserva um espetáculo surpreendente abaixo da superfície do mar. Reconhecida como um dos melhores locais de mergulho do mundo, a baía abriga uma rica biodiversidade marinha, com uma variedade incrível de peixes coloridos, tartarugas majestosas e recifes de coral vibrantes. O que torna essa experiência ainda mais única é a presença frequente de golfinhos e tubarões nas proximidades. Mergulhadores sortudos têm a oportunidade de testemunhar a graciosidade dessas criaturas magníficas, tornando a Baía do Sancho um verdadeiro paraíso subaquático e um destino imperdível para amantes da vida marinha.
As consultas para a pesquisa foram realizadas entre 7 e 11 de dezembro com 2.209 entrevistas conduzidas pelo Instituto de Pesquisas e Relações Internacionais (IPRI), do governo federal, por todos os estados brasileiros.