Não é coincidência o fato das duas novas american girls da moda terem reality-shows em comum. Kendall Jenner é um dos K’s do clã Kardashian-Jenner, fenômeno que subiu, na última década, de família-do-barulho-no-E! pra potência fashionista. Já Gigi Hadid veio em tom mais discreto: filha da modelo Yolanda Foster, holandesa que teve seus dias bons nos anos 80 e 90, ela ganhou as tela nas bem breves participações no programa da mãe, Real Housewives of Beverly Hills (eu assisto, e a temporada nova voltou ontem!). Os primeiros passos na carreira de modelo foram dados na Baby Gap até que, em 2012, ela assinou com a IMG Modelos e passou a ganhar projeção e tomar broncas da mãe na televisão quando comia demais.
Gigi e Kendall despontaram duas temporadas atrás: Gigi foi a novata-famosa da vez nas passarelas de inverno 2014 da semana de Nova York, em fevereiro, dando start ao ótimo ano com editoriais em Vogue’s (Brasil, inclusive), capa da CR Fashion Book e, nesta semana, foto (supersupersexy) um dos meses do calendário Pirelli 2015. Na mesma NYFW, Kendall ganhava também seu début na passarela de Marc Jacobs (com look transparente, uau!) antes de estrelar um editorial-instagram na Vogue norte-americana que consolidava sua faceta fashionista. Daí, foi pra Chanel e Givenchy, ficou amiga do Olivier Rousteing na Balmain, ganhou capa da Love (amadrinhada pela Katie Grand) e deu start, de verdade, a uma carreira afastada (mas não muito) das irmãs mais velhas (e mais famosas). Kendall também ganhou boa nova nessa semana, com o anúncio do contrato como novo rosto da Estée Lauder.
Tem quem não goste, claro. Há também o que falar sobre o acesso fácil para que suas carreiras deslanchassem. Independente disso, ao serem tão aceitas por altas instâncias da moda (Vogue EUA, principalmente – Gigi até posou imitando a primeira capa de Anna Wintour na revista), é difícil ter dúvidas de que são elas as promessas americanas mais quentes da geração (de modelos). O background no reality-show tem a ver com isso, claro. Para uma aspirante a top dos novos tempos, tão importante quanto o seu book é o número de seguidores no Instagram. As carreiras da dupla só ganham com a falsa intimidade que a televisão e a rede social prometem para seus seguidores. Isso é transformado em uma via de fácil acesso das marcas às suas novas consumidoras, um atalho dos mais curtos para ganhar relevância com quem não é tão próximo assim deste tipo de luxo. E vira dinheiro. Para uma legítima top americana, fashion e comercial, esses dois adjetivos tão importantes na catalogação de uma modelo, precisam funcionar em harmonia perfeita, difícil de ser alcançada. Com times bem eficientes ao seus lados, Gigi e Kendall estão dispostas a encarar o desafio. Karlie Kloss que se cuide!