Prêmio de arte e artesanato da marca Loewe abre inscrições para nova edição; como participar
Em sua oitava edição, o Craft Prize, prêmio dedicado a valorizar o trabalho de artistas e artesãos pilotado pela marca espanhola Loewe, está com inscrições abertas até 30 de outubro. A final, que celebra um trabalho vencedor da competição, acontece no Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madri, em 2025.
Na fase inicial, os concorrentes devem apresentar as propostas para seus trabalhos, além do histórico nas artes ou na produção artesanal, que serão avaliados por um painel de jurados composto por Jonathan Anderson, diretor criativo da grife, ao lado de Sheila Loewe, presidente da Fundação Loewe, e Minsuk Cho, arquiteto premiado. Formam também o painel Andrés Anza, vencedor da edição de 2024, e Frida Escobedo, arquiteta.
Após as inscrições, 30 finalistas estarão entre os nomes que disputarão o prêmio máximo, de 50 mil euros, mais duas premiações como menções honrosas, de 5 mil euro cada. Os finalistas do concurso também terão suas obras exibidas no museu que recebe a porção final, como parte das regras do concurso.
Lançado em 2016, o Craft Prize dialoga diretamente com a valorização do trabalho manual, artesanal e artístico fomentada por Anderson, que tem nas especialidades tanto fontes de inspiração recorrentes quanto ligação direta com o expertise da marca, umas das mais antigas do mundo.
Etapas para inscrição no Loewe Craft Prize 2025
Para disputar o Craft Prize 2025, os participantes devem ser artesãos ou artistas profissionais acima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas tanto individualmente ou como um coletivo ou grupo responsável; a participação é aberta a todos os países.
De acordo com as regras da competição, o trabalho escolhido para ser qualificado deve demonstrar “intenção artística, além de proficiência técnica como uma peça original, feita à mão (integral ou parcialmente), criada nos últimos cinco anos, única e que não tenha sido premiada em iniciativa similar. Deve ser inovadora, ao atualizar a tradição, e inserir-se em uma das áreas de artes aplicadas, como cerâmica, encadernação, esmaltagem, joalheria, laca, metal, mobiliário, couro, têxtil, vidro, papel, madeira, ou similares. São necessárias de 2 a 5 fotos da obra ou série, e opcionalmente um vídeo, além de uma breve declaração conceitual do trabalho”.
Veja também…