Hit viral na última semana, fãs de literatura tanto norte-americanos quanto brasileiros só falam de “Memórias Póstumas de Bras Cubas”, obra seminal de Machado de Assis, após o livro explodir em reposts e vendas por conta de um desafio literário da “booktoker” Courtney Heninng Novak.
Para quem não foi impactado, a criadora de conteúdo abriu desabafo em seu perfil no TikTok, rasgando elogios à obra, na qual chegou ainda na porção inicial de um desafio que a levaria a um livro por país ao redor do mundo em ordem alfabética. O problema é que ela se encantou tanto com o livro de Machado de Assis que antecipou a dificuldade em encontrar uma obra tão fascinante à frente.
Em meio ao sucesso nas redes sociais, internautas retomaram que o livro também já virou filme. Em 2001, uma produção dirigida por André Klotzel colocou Reginaldo Faria como protagonista da adaptação, lançada nos cinemas na época. Ainda no elenco estão Petrônio Gontijo, Marcos Caruso, Stepan Nercessian, Sônia Braga e Otávio Müller, entre outros.
Bem recebido pela crítica, o filme recebeu vários prêmios em duas paradas das mais importantes do cinema nacional: no Festival de Gramado, recebeu cinco estatuetas do Kikito de Ouro, nas categorias Melhor Filme Escolhido pelo Júri, Melhor Filme Escolhido pela Crítica, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga).
Já na tradicional cerimônia do Grande Prêmio Brasil de Cinema, o longa não saiu premiado, mas recebeu três indicações: Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Quem quiser revisitar a obra aproveitando que o tema está em alta, o filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas” está disponível no catálogo da Prime Video e também para locação através do Apple TV+.
Veja também…
O que o filme sobre Amy Winehouse, “Back to Black”, retrata como fato ou como ficção nas telas
Conheça Riley Keough, herdeira de Elvis Presley que tenta salvar Graceland de dívida multimilionária