Não tem brinquedo eletrônico, carrinho, robô ou presente grifado que o vença. No ranking de brinquedos mais vendidos do Brasil do site Amazon, é um brinquedo simples, sem bateria, sem energia elétrica, sem display e sem Wi-Fi, lançado há mais de 40 anos, que se mantém no topo dos favoritos dos consumidores.
Democrático, ainda custa pouco, sem passar dos R$ 25. Adivinha antes de conferir qual é?
Trata-se do “Caiu Perdeu”, em edição lançada pela marca Pais & Filhos, brinquedo #1 na lista de itens mais comprados na gigante digital. Com etiqueta amiga de R$ 24,90, o brinquedo é certeza de diversão para muita além da idade mínima de 6 anos, conquistando mesas de família, amigos e colegas em diferentes ocasiões.
Em versão internacional recebe o nome de Jenga, o pioneiro, criado em 1983 pela designer britânico Leslie Scott e comercializado hoje pela marca Hasbro. A inspiração veio de um modelo de blocos de madeira que deveriam ser encaixados comprado pela família de Scott nos anos 1970, em Takoradi, cidade no Gana.
Ela desenvolveu a ideia para a versão popularizada hoje, composta com diferentes blocos finos e compridos de madeira que, após devidamente encaixados, devem ser retirados pouco a pouco até que alguém cometa o desastre de derrubá-los todos.
O original foi lançado em 1983 na London Toy Fair, evento dedicado a brinquedos da capital britânica, através de sua própria empresa, com produção local pela empresa Camphill Village Trust, na cidade de Boston, em Yorkshire. Um ano após o lançamento, um amigo lançou o brinquedo no Canadá e, à frente, virou o detentor dos direitos internacionais da empreitada.
De acordo com a empresa detentora do jogo, até 2019 haviam sido vendidas mais de 80 milhões de unidades do Jenga (quase 4,4 bilhões de bloquinhos individuais de madeira). No ano seguinte, o jogo foi indicado ao National Toy Hall of Fame dos Estados Unidos.
Ao longo dos anos, o Jenga já ganhou inúmeras edições especiais e versões customizadas e temáticas. Super Mario, Hello Kitty, Fortnite e Harry Potter já viraram versões em blocos de madeira, além de edições de organizações como times de futebol americano e basquete.
Nos comentários da página de vendas da edição nacional, poucas palavras são necessárias para expressar a preferência pelo brinquedo. “Diverte todo mundo”, “um ótimo passatempo”, “dá para jogar com todo mundo”, são algumas das qualidades bem objetivas compartilhadas por quem já se rendeu ao “Caiu Perdeu”.
Quer aproveitar também? Encontre o set de 54 peças na Amazon Brasil, clicando aqui!
Veja também…