Fiquei conhecendo agora com mais detalhes o projeto A-POC, do estilista japonês Issey Miyake. A idéia central é resumidamente assim: você compra um rolo de tecido que vem com diversas peças marcadas, camisetas, calças, blusas e também acessórios como chapéus e luvas. Todas as peças são extraídas desse único pedaço de tecido (a-poc = a piece of cloth) e você então recorta a peça que quiser, do modo que preferir, e saí por aí com sua ‘miyake a-poc’ original!
Diz que as próprias linhas e arremates já são fabricadas nessa uma peça de tecido que passa por uma espécie de impressora para ser confeccionada.
E em quais assuntos essa criação de Miyake toca? Em muitos temas super atuais como sustentabilidade (as peças são pensadas com um gasto mínimo de sobras), participação do consumidor no processo criativo (você decide o caminho de sua tesoura), individualidade, tecnologia têxtil, tudo isso está embutido no conceito do A-POC, que foi lançado em Paris em 1999!
Agora sabe o melhor? O protegée de Miyake nesse projeto, Dai Fujiwara, vem para o Brasil e dá uma palestra sobre o projeto no dia 11 de Abril, sexta-feira que vem! A palestra será às 10hs no auditório do MAM, no parque do Ibirapuera em SP. Presta atenção que os ingressos deverão ser retirados lá no MAM uma hora antes do início da palestra.
Para saber direitinho como funciona o A-POC, dá uma lida neste texto que eu achei com informações mais detalhadas sobre o projeto!
:: Issey Miyake’s A-POC: A piece of cloth – BNET.com