A forma como o cinema apoia a moda (e vice-versa) é assunto antigo para a jornalista Alexandra Farah, dos estudos em Nova York às edições do Festival FilmeFashion e do blog que levava o mesmo nome, pioneiro também no uso dos vídeos e das redes sociais na cobertura de moda. Agora, a pesquisa extensa feita para as mostras ganha as páginas virtuais (claro) do eBook 101 Filmes Para Quem Ama Moda, lançado hoje. Ali estão os estilistas, as estrelas e os figurinistas de renome que trabalharam juntos e promoveram as roupas à coadjuvantes dos filmes que marcaram a história da moda em movimento. Vestir uma personagem não é como vestir uma modelo ou uma cliente, e a diferença deste trabalho também é assunto do livro.
Ele funciona como um guia completo com equipes, títulos e histórias interessantes dos seus bastidores. Para facilitar a referência, tudo passa por cinco filtros: os nomes da moda que trabalharam como figurinistas, os 15 melhores figurinos do cinema brasileiro, a moda dos (e nos) musicais, os documentários fashion e os longas do pioneiro (e favorito por aqui) Bruce Weber; um índice cronológico também ajuda na hora de pesquisar os filmes que marcaram as últimas dez décadas do cinema.
Conheci a Ale pelo Justin.tv, justamente numa noite que comemora (também) o encontro da moda com o cinema, na sua cobertura live do Oscar 2008. Nos aproximamos pelo Twitter, trabalhávamos com WordPress, subíamos as antigas RGTVs no YouTube, levávamos o Garden Girls do UStream.tv para o Tumblr… Agora, entre um FaceTime e outro com a ex-chefa em meio aos preparativos para o lançamento do eBook, aproveitei para fazer tirar três dúvidas sobre o assunto.
Qual filme ou época marca a importância da moda na tela dos cinemas?
A história da moda no cinema é antiga, mas tem dois momentos que merecem destaque. Primeiro, a década de 1930. Só existia o cinema, não tinha ainda a televisão ou as revistas como hoje. A informação era concentrada ali. Na década de 50, a TV dividiu um pouco as referências, mas a década seguinte, os jovens anos 60, também foi muito importante na relação das duas indústrias por causa do boom do consumo de moda, acompanhado pelas produções da época.
De toda a história da moda no cinema, qual o seu look favorito?
Cada vez que penso nisso, algo novo me chama a atenção e escolho um diferente. Hoje, por exemplo, eu estou apaixonada pelo longo branco cheio de plumas assinado por Coco Chanel para o filme O Ano Passado em Marienbad. Ele é quase uma fantasia, usado quando a personagem se sente como um pássaro preso em uma gaiola. O vestido preto é um marco na história do cinema e um hit comercial, mas os looks brancos foram importantes também porque eram eles os que mais refletiam as luzes dos sets de filmagens e faziam suas estrelas ganharem mais brilho.
O cinema ainda tem tamanha importância na moda ou as atenções foram roubadas por outros meios?
Com o estouro dos reality-shows, a vida das celebridades nos tapetes vermelhos rouba o foco, ainda que tudo seja alinhado. O cinema foi pioneiro nessa aproximação porque, quando o resto não existia, era através dele que o público acompanhava a imagem de suas estrelas; as atrizes eram como as blogueiras de hoje em dia. A stylist Rachel Zoe foi importante ao levar a atenção para o estilo das famosas fora das telas, um fenômeno retratado no filme de Sofia Coppola The Bling Ring.
101 Filmes Para Quem Ama Moda (R$ 16,50), realizado com o apoio da Sky Brasil e com o e-commerce LuisaViaRoma e a Vogue Brasil como parceiros, já está disponível na loja Kindle da Amazon (aqui); ele pode ser lido tanto no cloud reader quanto nos leitores Kindle e nos aplicativos para computadores, tablets e smartphones.
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