Depois das manchetes levantadas pela obra dedicada a Rei Charles III, agora é Kate Middleton quem ganhou um novo retrato, o primeiro desde que recebeu o título de Princesa de Gales, após a morte da Rainha Elizabeth II.
A obra foi revelada pela publicação Tatler, na capa de sua edição de julho 2024, revelada nesta quarta-feira (22/05).
Diferente do retrato do monarca, a versão de Kate que aparece em pintura é mais leve, inspirada em um traje de evento de 2022 usado por Middleton durante uma recepção para autoridades da África do Sul no Palácio de Buckingham.
O novo registro é assinado pela artista Hannah Uzor, nascida na Zâmbia, de 41 anos. Sua arte ganhou projeção após uma série, de 2020, que retratava indivíduos da diáspora africana da era vitoriana da Inglaterra, aliando expertise artístico com leitura social de um passado tóxico da história do país e sua relação com o colonialismo.
No ano seguinte, Uzor foi premiada através do programa Milein Cosman Scholarship for Drawing com uma bolsa de estudos para pintura na Escolha Slade de Artes Plásticas.
Sobre seu novo trabalho de projeção, a artista descreveu a tarefa como parte já de sua atuação: “Todos os meus retratos são feitos de camadas de personalidade, construídas a partir de tudo o que posso encontrar sobre as pessoas retratadas”.
- Conheça Riley Keough, herdeira de Elvis Presley que tenta salvar Graceland de dívida multimilionária
Hannah também mencionou uma nova dimensão após acompanhar a notícia do diagnóstico de Middleton, que enfrenta o câncer, conforme anunciado em março deste ano, ao ver a monarca “falando com o coração, tendo coragem de enfrentar [um momento difícil] de cabeça erguida”.
Ainda que expressiva pela assinatura de estilo da artista, a nova representação de Kate Middleton é mais palatável, no sentido tradicional da arte de retratos, do que a obra que viralizou ao exibir Rei Charles III em atmosfera ardente, revelada na última semana.
Veja também…