Os ditos “neodândis” do street style poderiam investir em uma incursão pelo universo da Ralph Lauren. No palazzo da grife, endereço que recebe suas linhas na Via Barnaba, em Milão, a marca reuniu imprensa e convidados para apresentar as novidades da etiqueta Purple Label, signature collection que encarna de fato o lifestyle de seu fundador.
Dividida em blocos por tons, o conjunto impressionava pelo olhar afiado de edição que dá aula sobre a diferença entre estilo e ostentação, lição importante para pensar o guarda-roupa masculino. Ternos grafite de três peças em cinza, um closet de elegância profissional, dividiam espaço com grupo todo em tons de marrom composto por produções de blazers descombinados sobre malhas gola V ou camisa e gravata de tons derivados. Calma para os olhos.
Outro bloco, todo em tons claros com tricôs mais grossos, jaquetas de camurça com trim de pele, franjas ou em couro de vaca injetavam desejo fashionista em volume maior. Lucky Blue Smith, o top da vez responsável pela turma enorme de adolescentes histéricas na porta, vestia o look mais high-profile do grupo ao redor: um casaco de pele por cima de suéter de gola alta, calça branca e botas de camurça. Em um dos salões adjacentes do palazzo, seis looks todos em cinza davam o tom da coleção pre-fall apresentada ao lado da nova linha de acessórios de ski.
Oferta para todas as horas, sob uma única etiqueta e embaixo do mesmo (impressionante) teto do endereço. Não é a toa que convidados tão refinados quanto os novos looks se deliciavam com as novidades expostas: já não basta oferecer produtos de qualidade, com informação de moda ou com diferencial criativo. Moda hoje se vende pela experiência completa, mesmo que esta dure o intervalo de duas horas da apresentação.
A moda masculina de festa era representada por três homens de preto. São looks que, nos próximos meses, ganharão tapetes vermelhos com nomes da agenda de contatos da marca em Hollywood. Poucos apostariam, sem medo, no jaquetão de smoking de estampa floral combinado com calça preta e mocassins com as iniciais de Ralph Lauren. Ainda bem. Navegar pelos limites traiçoeiros da elegância masculina, como a grife faz tão bem, não é tarefa fácil para qualquer um.