O filme “Uma Segunda Chance Para Amar”, ou “Last Christmas” em seu título original, de 2019, é um verdadeiro presente para os fãs de comédias românticas natalinas.
Inspirado pela icônica música “Last Christmas” do Wham! (duo composto por George Michael e Andrew Ridgeley), o longa-metragem carrega um mox perfeito de humor, romance e uma valiosa mensagem sobre recomeços em pleno Natal.
Estrelado por Emilia Clarke e Henry Golding, o filme é uma carta de amor à temporada de festas de fim de ano, inspirada também pelo espírito de bondade celebrado na época.
Se você adorou o filme ou está prestes a vê-lo, reunimos aqui 7 fofuras que tornam “Uma Segunda Chance Para Amar” ainda mais especial, vem ver!
O filme é inspirado por uma música que marcou gerações
A história do filme foi inspirada por “Last Christmas”, faixa natalina de mesmo nome do longa e lançada pelo Wham! em 1984.
Escrita por George Michael, a música fala sobre um coração partido, mas também sobre esperança e recomeços, temas que o filme retrata de maneira tocante. George Michael, inclusive, antes de sua morte em 2016, apoiou a ideia de transformar a música em um filme. Ele chegou a sugerir que a história abordasse questões de aceitação e empatia, elementos que acabaram centrais na narrativa.
Além disso, a letra da música ganha referência direta à maior reviravolta do filme, trazendo um significado especial para a frase “Last Christmas, I gave you my heart” (“No último Natal, eu lhe dei meu coração”, em tradução literal).
Confira…
Além da faixa hit, uma trilha sonora cheia de clássicos do Wham!
Para além da faixa-título, o filme também celebra o legado de George Michael com uma trilha sonora repleta de sucessos.
Entre as faixas estão “Freedom! ’90”, “Faith” e “Heal the Pain”, que ajudam a dar o emoção de diferentes cenas, como se a música fosse mais uma das personagens. Não é só pela referência ou pelo ritmo: as músicas trabalham como uma extensão dos sentimentos e das mensagens da trama.
E mais: o longa apresenta uma música inédita na época de George Michael, chamada “This Is How (We Want You To Get High)”, lançada postumamente. É um tributo especial ao artista e seu impacto duradouro, morto em 2016.
Uma protagonista, Kate, encantadora
Emilia Clarke brilha no papel de Kate, uma jovem desajustada que luta para encontrar equilíbrio em sua vida.
Diferente de personagens perfeitinhas ou inatingíveis, Kate é desenvolvida como especiamente “humana” é incrivelmente humana: ela comete erros e carrega o humor sarcástico enquanto enfrenta dilemas do enredo. Fácil, assim, se identificar mais diretamente com a sua jornada, elemento chave em comédias românticas do tipo que mais amamos.
Outro detalhe marcante é que a própria Emilia cantou algumas músicas no filme. Sua performance de “Last Christmas” carrega ainda mais charme à personagem e ao filme como um todo.
Mais cinema…
Como necessário no gênero, nós passamos por uma reviravolta emocionante na trama
O filme surpreende com um dos desfechos dos mais emocionantes, super conectado com a música-tema do Wham!. Antes de spoilers (só no fim da página!), espere por uma revelação que transforma toda a narrativa em um desfecho tocante.
Fica com essa: você sairá do filme com um novo significado para a frase “I gave you my heart” (“eu te dei meu coração”), que reforça a mensagem do filme sobre amor altruísta, dificuldades e empatia. Prepare os lencinhos!
Veja também…
Emma Thompson trouxe sensibilidade ao roteiro
Emma Thompson, que também interpreta a mãe de Kate, co-escreveu o roteiro e foi uma das responsáveis por capturar a essência da música e traduzi-la em uma história comovente. Ela trabalhou diretamente com a bênção de George Michael, que queria que a trama explorasse temas como aceitação e amor ao próximo.
A atuação de Emma no papel da mãe de Kate também é um dos pontos altos do filme, misturando momentos divertidos com cenas profundamente emocionantes que exploram as complexidades das relações familiares.
Londres nunca esteve tão mágica quanto neste Natal
O filme é um verdadeiro cartão-postal de Londres durante a temporada de Natal.
Desde ruas iluminadas com decorações brilhantes quanto o background do famoso mercado de Covent Garden, cada cena transmite mais um pouquinho da emoção típica da época. A cidade se torna, cena após cena, um cenário perfeito para a história, amplificando o encanto e transportando o público para um universo bem festivo.
Essa representação de Londres faz com que o filme seja irresistível para quem ama histórias natalinas enriquecidas pelo visual. É impossível assistir sem sentir vontade de visitar o destino durante o Natal!
É tudo sobre amor e recomeços
No fundo, “Uma Segunda Chance Para Amar” não se apresenta só como uma comédia romântica. O filme aborda temas como aceitação, perdão e a importância de cuidar de si mesmo e dos outros. A jornada de Kate é uma celebração a segundas chances e à capacidade humana de se transformar.
Uma das mensagens mais bonitas do filme é sobre a importância de ser gentil consigo mesmo e encontrar beleza até nas pequenas coisas da vida. Esse espírito reflete o legado de George Michael, que sempre defendeu causas humanitárias e a ideia de amor universal.
Leia também…
Alerta spoiler: o que acontece em “Uma Segunda Chance Para Amar”?
Quer saber como o filme termina? Com a revelação de que Tom (Henry Golding), o misterioso interesse amoroso de Kate, não é exatamente quem parecia ser.
Ele foi, na verdade, o doador do coração que salvou a vida de Kate após um grave problema de saúde. Tom já havia falecido antes dos eventos do filme, e Kate estava interagindo, ao long da trama, com sua memória e espírito.
Esse desfecho emocionante dá um novo significado à letra de “Last Christmas”: “Last Christmas, I gave you my heart” (“no último Natal, eu te dei meu coração”). A jornada de Kate termina com a protagonista encontrando propósito em sua vida ao ajudar os outros e valorizar as segundas chances que recebeu.
Veja também…