É Brasil no palácio do Festival de Cannes 2024! Nesta quarta-feira (22/05), o nono longa-metragem do diretor brasileiro Karim Aïnouz, “Motel Destino”, ganha sessão de estreia na mostra competitiva do evento.
Estrelado por Iago Xavier, Nataly Rocha e Fábio Assunção, o filme narra a história de Dayana, uma mulher em um relacionamento abusivo com ex-policial, que também é dono do motel do título, quando vê a sua vida mudar após conhecer um jovem, recém-saído de uma instituição socioeducativa onde cumpria pena. Definido como um suspense erótico, o longa é produzido pela Cinema Inflamável e Gullane, com co-produção da Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil.
Este é o segundo filme de Aïnouz que integra a mostra competitiva do tradicional festival de cinema. Em 2023, o diretor cearense o mesmo tapete vermelho para “Firebrand”, produção internacional estrelada por Alicia Vikander, Eddie Marsan, Jude Law e Sam Riley (que será lançado comercialmente neste mês de junho).
“O maior desafio para mim [de viver Dayana] foi não ir por um caminho óbvio, buscar nuances mais profundas, criar subtextos pra cada cena que desse força e personalidade a Dayana. Então eu me desafiava a cada dia encontrar ali alguma sutileza, um gesto, uma entonação que pudesse chegar no coração da ação, tentando decifrar o mistério de cada cena”, revelou Nataly sobre a primeira protagonista no cinema, em entrevista sobre o trabalho à revista Glamour Brasil.
Na hora de cruzar o tapete vermelho da última sessão de gala da noite, Karim e a equipe do filme ainda brilharam no topo da tradicional escadaria ao som de “Coração”, clássico do forró na interpretação da banda Aviões do Forró.
Além da presença na principal divisão do evento, Karim também já venceu a mostra Un Certain Regard em 2019, com o filme “A Vida Invisível”, e esteve duas vezes selecionado na mostra Queer Palm, destinada a produções que abordam temáticas LGBTQIAP+ com “Madame Satã”, em 2002, e “O Abismo Prateado”, em 2011.
Antes da sessão de gala de “Motel Destino”, o filme também ganhou seu primeiro teaser, assista na sequência!
Veja também…
Documentário sobre Lula, de Oliver Stone, estreia no Festival de Cannes 2024; veja prévia
Conheça os filmes brasileiros que já foram premiados no Festival de Cannes; lista