A jaqueta você já conhece, mas “de onde é a gravata do Lula” é outra dúvida de estilo que volta frequentemente às atenções a cada nova aparição.
Nos últimos anos, peça em questão é a gravata larga de fundo azul marinho, listrada em verde e amarelo, exibida mais recentemente na capa da revista Time de 23/05, estrelada pelo ex-presidente.
Veja também…
A peça não é de marca, trata-se de uma produção levantada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) durante o processo de candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 e distribuída a nomes públicos posteriormente.
De acordo com reportagem do UOL Esporte, o ex-presidente ganhou uma das peças e adotou como “amuleto” em ocasiões especiais. Em 2008, foi fotografado vestindo o item na abertura das Olimpíadas de Pequim. Mesmo após seus anos de governo a gravata acompanhou Lula — durante os depoimentos, por exemplo, a Sérgio Moro referentes aos processos da Operação Lava-Jato, ela fez parte do traje do político.
Lula também comentou diretamente seu apreço pelo acessório quando o ex-Ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi fotografado usando um igual durante a CPI da Pandemia, em 2021.
“O que me deixou chateado com essa CPI foi o Pazuello copiando minha gravata. Era meu padrão desde 2009 para dar entrevista internacional, pô…”, escreveu Lula em seu perfil oficial no Twitter em maio passado. Um ano antes, ao presentear um seguidor, reforçou que esta era “a gravata que eu mais uso quando quero fazer uma coisa importante” (relembre).
Não há informações sobre onde comprar a gravata do Lula, mas em marketplaces nacionais é possível achar peças similares com preços a partir de R$ 29 em diferentes níveis de fidelidade na reprodução do modelo.
Veja também…
1 comentário em “A gravata do Lula”