Victoria Beckham, verão 2017: das tramas ao toque dos tecidos

Victoria Beckham soltou aos poucos a mão para evoluir na carreira de estilista desde que viu que não podia mais depender de vestidos colados que marcassem silhuetas esguias como a sua. A empreitada fashion é surpreendente desde seu lançamento em 2008; nos últimos dois anos, explora novos limites para o guarda-roupa sofisticado e comedido que virou sua marca registrada.

O verão 2017 pode delimitar uma nova fase. Primeiro pela faceta de feminilidade que não costuma ser vista como referência imediata à designer, até então famosa por ocultar qualquer traço de vulnerabilidade. A inspiração para a coleção também denuncia o olhar atualizado: ao invés da forma, preceito básico de seu estilo pessoal, Victoria optou por explorar a influência das características dos tecidos.

Entra então o potencial táctil da história: de modo geral, tecidos são fluidos, têm na textura parte de sua expressão, exigem construção hábil para serem perfeitamente delimitados… todos estes são elementos explorados por Beckham. Na passarela, a tradução começa pelos vestidos delicados contidos por faixas com bolsas utilitárias no mesmo material. A investigação do toque é correspondida pelo veludo, em conjuntos com saias e bustiês. Camisas de alfaiataria se abriam para revelar o colo; já os vestidos de tricô (que no inverno passado eram colados e sisudos) foram pontuados por elementos de desconstrução que negam o passado rigorosamente formal da etiqueta. “Queria que as roupas caíssem como se tivessem sido jogadas displicentemente sobre o corpo”, revelou em entrevista. Acompanhando o tom, haveria outra opção que não uma alternativa aos saltos? Botas flat de cano alto e sapatilhas minimalistas finalizavam as entradas.

Você até pode tentar responder com desconfiança a algumas proposições do desfile, mas é difícil escapar da entrada final. A da estilista, no caso. Se até Victoria foi seduzida pelo apelo de uma camisa oversized usada com calça ampla e sandálias sem salto, não será preciso muito trabalho para que suas seguidoras de estilo também captem rapidamente a mudança de passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.