Pharrell assina linha de ecojeans para a G-Star

pharrell_01

Não cabe à moda salvar o mundo. Mas se ela puder ajudar a contrabalancear os danos que seus métodos de produção causam ao ambiente, melhor ainda. Ideia boa não falta, mas poucas conseguem o mix perfeito de tecnologia inovadora, projeção global e um porta-voz respeitado que faça o lobby perfeito para que algum projeto ecofashion deslanche. Caso, por exemplo, da Edun, de Ali Hewson com seu marido (popstar) Bono. Ou o trabalho (já antigo) da Osklen com seus tecidos ecológicos, que passam muitas vezes desapercebidos a cada nova coleção dada a sua integração já consolidada nas roupas da marca.

Tem mais gente engajado nisso. Caso do Pharrell, cujo ativismo fashion me saltou aos olhos nesta semana com uma notícia que poderia passar batida: o anúncio da vinda de sua linha especial para a G-Star Raw ao Brasil. Nome dos mais reconhecidos como fashionista do hiphop (que passou por um ótimo momento de maior projeção com o sucesso recente de Happy), Williams é investidor e porta-voz (famoso) de uma empresa chamada Bionic Yarn. Vinculada a diferentes projetos que visam retirar o lixo dos oceanos, a organização investe em pesquisa para o desenvolvimento de tecidos que usem plástico reciclado, oportunidade perfeita para dar uso às toneladas de garrafas e dejetos plásticos que se acumulam em cinco pontos principais dos oceanos por conta das correntes oceânicas. Estes pontos, principalmente um localizado no oceano pacífico próximo à costa oeste dos Estados Unidos, são foco do The Vortex Project, que estima que cerca de 18 toneladas de lixo se acumulam só nesta região. Com o movimento do mar, esse é o lixo que acaba nas costas e nas praias; o que sobra, sofre os efeitos do do sol e da água salgada, se desintegram e acabam ingeridos por animais marinhos e por pássaros.

A história é longa e mais complexa, mas o Vortex Projet foi unido à Bionic Yarn e à G-Star Raw pela oportunidade dada ao Pharrell para levar um pouco do seu tino fashion (e eco) para a gigante jeans. O resultado é a coleção G-Star Raw for the Oceans, que ganha lançamento no exterior no próximo 06.09 e que chega em outubro ao corner da marca no endereço da Mandi, no shopping Iguatemi, em São Paulo, com itens masculinos e femininos que ganharam prints com motivos que lembram o movimento das marés e uma lula simpática como personagem principal. Aí, comprar uma roupa endossada pelo Pharrell ganha um status completamente diferente do mar de coleções pseudoassinadas por qualquer famoso, fechando a trinca para que uma iniciativa eco relevante ganhe a projeção que ela realmente merece.

Para ler mais:
// Raw for the Oceans – G-Star
// The Vortex Project – Parley for the Oceans
// Bionic Yarn
// Coleção ecofriendly by Pharrell Williams chega ao Brasil – Vogue Brasil

vortex_01

pharrell_02

haopy837843

gstar94943

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.