Chanel e Dior (ou quase) ganham a passarela do samba no desfile debochado da União da Ilha

uniao-da-ilha-do-governador-beleza-pura-moda-prada-dior

A União da Ilha entrou na Sapucaí no segundo dia de desfiles para ironizar os diferentes símbolos de sua Beleza Pura?. A moda não ficou de fora: grifes marcaram presença com vitrines que brincavam com seus nomes — Praga, Chatel, Pior em um carro alegórico que acompanhava a abordagem debochada de toda a história. As marcas foram escolhidas pela fácil associação com as gracinhas de seus nomes, mas nos looks dos manequins vivos a referência fashion eram looks da fase mais cerebral da Maison Martin Margiela; lembre, por exemplo, das entradas do verão 2011 que desconstruíam a alfaiataria masculina em chapas 2D sobre corpos femininos. Faltou uma Givenchychy para animar Riccardo Tisci, que assistiu aos desfiles in loco.

Ainda na passarela do samba, Olivia Palito era protagonista do casting de um desfile (com direito a look Mondrian do YSL!) na companhia de várias Edna Moda’s (personagem que levou Edith Head à animação Os Incríveis) — o enredo da escola foi desdobrado a com a imagem de vários personagens de desenhos animados. No papo sobre corpo perfeito não faltou também a turma do whey: um carro ligava o culto ao físico à Academia de Platão da Grécia Antiga, decorado com estátuas fitness e potes gigantes de suplementos como a creatina, ou melhor, “cretina”.

A escola tocou, em seus 80 minutos, nas questões mais relevantes da moda e da beleza, assuntos que ainda são discutidos de forma superficial pela faixa de mercado de luxo que tem o poder de ditar tendências. Febre fitness do whey, corpos plus-size vs. ditadura da magreza, diversidade racial, terceira idade, cosméticos, intervenções cirúrgicas: tudo estava em pauta com altas doses de bom humor, como pede a avenida. Até as escolas de samba já entraram nas discussões (há muitos e muitos Carnavais, para falar a verdade), mas o progresso nas passarelas de verdade ainda custa a aparecer.

Pra dar nó no encontro das grifes com o carnaval carioca, separei uns looks Margiela que poderiam ganhar a avenida na ideia da União da Ilha e incluí uma opção ainda mais carnavalesca, um look da couture de verão 2011, no melhor estilo #CarnaTraum.

edna-moda-olivia-palito-desfile-de-moda-uniao-da-ilha

whey-uniao-da-ilha-academia-fitness

margiela-uniao-da-ilha-carnaval-2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.