Moda na cidade: em Londres, 'Vogue 100: A Century of Style'

Um registro único da passagem pela exposição. Foto: Guga Santos

Durou pouco a tentativa de cliques antes do aviso de que estes eram proibidos na exposição Vogue 100: A Century of Style da National Portrait Gallery, em Londres; o retrato de Yves Saint Laurent foi o solitário. A mostra é obrigatória para interessados que passam pela cidade até o próximo 22.05.

Ela vai além do catálogo extenso (e absurdo) de imagens e fotógrafos de um século do título londrino. Através do trabalho (e não das selfies, risos) de seus principais colaboradores, a expo resgata o poder, um tanto desconsiderado, que a moda tem como agente ativo através do registro, da interpretação, da reflexão ou da contestação de seu tempo. Surpreendentemente, um dos blocos mais expressivos é a sala que reúne imagens da década de 1980. Ali, uma dobradinha favorita toca o range possível de elementos reunidos numa imagem de moda: um clique do editorial de Bruce Weber realizado em um set de Hollywood, composto por uma modelo entre um astronauta e um cowboy, ao lado do retrato de Margaret Thatcher levado para as páginas da Vogue britânica. Falta, hoje em dia, fantasia ou realidade?

Apesar dos recordes de produção de imagens atuais, qual parcela resistiria tão bem ao tempo? Funciona como um shot de motivação (ou um tapa na cara) para fazer mais e, principalmente, melhor o que pode impulsionar este tesão pela moda adiante.

Detalhes da mostra, clicando aqui.